quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Resumo Informativo - Capítulo 1

 NOGUEIRA, Maria Alice.Bourdieu e a Educação.2ed. Belo Horizonte: Autêntica,2006, pp 23-31.
Os autores, por meio da teoria de Bourdieu, buscam uma compreensão entre o subjetivismo e o objetivismo. Para isso eles se fundamentaram pela Pesquisa Bibliográfica baseada em três formas de conhecimento em relação ao mundo social que foram a Fenomenológica, a Objetivista e a Praxiológica.Tem como objetivo constituir uma abordagem sociológica capaz de superar, simultâneamente, as distorções e os reducionismos associados ao que ele chama de formas subjetivista e objetivista de conhecimento. Para explicar esse objetivo Bourdieu usou conceito de habitus.Para ele,a melhor forma para a superação do subjetivismo em relação ao objetivismo seria por meio do habitus. Em virtude disso, o habitus seria uma ponte, a mediação entre as dimensões objetiva e a subjetiva do mundo social, ou simplesmente, entre a estrutura e a prática.Consequentemente, o habitus reproduz a discriminação, o preconceito e a violência simbólica.Além disso, os autores abordam que as marcas da posição social do indivíduo,os símbolos que distinguem e a que a situam  na hierarquia das posições sociais, as estratégias de ação de reprodução que lhe são típicas, as crenças, os gostos, as preferências que caracterizam, em resumo, as propriedades correspondentes a uma posição social específica são incorporadas pelos sujeitos tornando-se parte da sua própria natureza, ou seja, todas essas marcas tornaram-se parte constitutiva da subjetividade. Mas é importante ressaltar que os sujeitos não precisariam ter uma visão de conjunto da estrutura social. Eles simplesmente agiram de acordo com o que aprenderam ao longo de sua socialização no interior de uma posição social específica e, dessa forma, nos termos de Bourdieu, confeririam às suas ações um sentido objetivo que ultrapassa o sentido subjetivo diretamente percebido e intencionado.Segundo Bourdieu o subjetivismo seria superado na medida em que  as práticas dos sujeitos, suas atitudes e comportamentos deixam de ser compreendidos como algo definido autonôma, consciente e arbitrariamente pelos próprios sujeitos, e passam a ser interpretados como algo produzido segundo um conjunto mais ou menos estável e diferenciado conforme a posição social de origem do indivíduo. Por outro lado, o objetivismo seria superado porque as estruturas sociais  deixariam de ser vistas como produzindo comportamentos de forma mecânica. A posição que o sujeito ocupa na estrutura social não o conduziria, diretamente, agir em determinada direção, mas faria com ele incorporasse um conjunto específico de disposições para a ação que o orientariam, ao longo do tempo, nas diversas situações sociais.
Palavras Chaves: Subjetivismo. Objetivismo.Habitus.

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