NOGUEIRA.Maria Alice.Bourdieu e a Educação.2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp 33-56.
Neste capítulo, os autores abordam a teoria de Bourdieu por meio de conceitos de espaço social, de campo e dos diferentes tipos de capital como o econômico, cultural, social e o simbólico.A pesquisa que eles tiveram baseamento foi a Pesquisa Bibliográfica.O objetivo tem como analisar a realidade social,destacando a dimensão simbólica ou cultural na produção e reprodução da vida social.Eles analisaram os sistemas simbólicos como estruturas estruturadas, ou seja, como realidades organizadas em função de uma estrutura subjacente que se busca identificar. Além disso, Bourdieu coloca que as produções simbólicas participam da reprodução das estruturas de dominação social.Bourdieu se refere ao conceito de campo a certos espaços de posições sociais nos quais determinados tipo de bem é produzido, consumido e classificado.Para ele cada campo de produção simbólica seria, um palco de disputas entre dominantes e pretendentes.Na questão dos padrões culturais, ele contextualiza os superiores e os inferiores, ou seja, distinguindo-se entre alta e baixa cultura, entre a religiosidade e superstição, entre o conhecimento científico e crença popular e dentre outros.Em virtude disso, os indivíduos e as instituições que representam as formas dominantes da cultura buscam manter sua posição privilegiada, apresentando seus bens culturas como naturalmente ou objetivamente superiores aos demais, logo pode-se perceber a existência da violência simbólica, ou seja, a imposição da cultura de um grupo como verdadeira ou única forma cultural existente.Segundo Bourdieu as hierarquias simbólicas reforçam as estruturas se dominação social na medida em que restringem a mobilidade social dos indivíduos.A noção de espaço social ele atribui a representação da estrutura social, ou seja, a divisão do indivíduo que possui um volume global de capitais e outro que possui um peso relativo que cada tipo de capital tem no volume total de capitais possuídos pelo indivíduo. Na classificação de Bourdieu os professores universitários está na parte superiores (os de maiores volumes) enquanto os professores primários estariam na parte inferior (os de menores volumes), em que pode-se chamar de divisão das classes dominantes e dominadas.A realidade social se estrutura em função de diferentes formas de riqueza.Ainda coloca a questão do habitus familiar, isto é, seria uma forma de se manter na posição social.Portanto, esse desajustamento entre habitus e as condições objetivas de existência nos mostram que o espaço social, na perspectiva de Bourdieu, seria algo dinâmico. Os indivíduos estariam constantemente em disputas para manter e elevar a sua posição nas hierarquias sociais. Nessa luta , eles utilizariam uma séries de estratégias ditadas pelo conhecimento prático que eles possuem do sentido do jogo. Esse conhecimento prático, adquirido ao longo de sua socialização passada e incorporado na forma do habitus, nem seria capaz de guiá-los, no entanto, da melhor forma, na conjuntura presente.
Palavras Chaves: Capital. Produções Simbólicas. Hierarquias.
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