quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Resumo Informativo Capítulo 3

NOGUEIRA.Maria Alice. Bourdieu e a Educação.2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006,pp 59-82.
No texto “Herança Familiar Desigual e Suas Implicações Escolares”, os autores por meio da teoria de Bourdieu, vem discutir a questão da herança cultural familiar como um fator diferencial  para o indivíduo no seu destino do sistema escolar.Eles se fundamentaram por meio da Pesquisa Bibliográfica. Este capítulo tem como objetivo  fazer uma análise sobre a constituição diferenciada dos sujeitos segundo sua origem social e familiar, e suas repercussões no plano das atitudes e comportamentos escolares. Para Bourdieu, cada indivíduo é caracterizado pela sua bagagem social herdada.Essa bagagem inclui, certos componentes objetivos, externos ao indivíduo, logo isso podem ser postos  a serviço do sucesso escolar.É claro observar quem detêm mais de capital cultural tem um desempenho escolar melhor em relação a que não possui capital.Em virtude disso, a posse do capital cultural facilitaria a aprendizagem dos contéudos e dos códigos(intelectuais, linguísticos, disciplinares) que a escola veicula e sanciona.Bourdieu ainda coloca que termos herdados da família como os conhecimentos cultos facilitariam o aprendizado escolar.De certo modo Bourdieu aborda que se encontra  num grupo social que tem mais capital seje ele econômico, cultura , social e simbólico tem mais facilidades de está em um sistema de ensino melhor. É importante salientar aquele indivíduo que herda a profissão de seu pai como, por exemplo, a de advogado tem mais chances de vencer na vida, pois já se encontra numa posição social boa, ou seja, a lei é de quem tem mais , logo, o indivíduo que se encontra na classe dominada tem menor chance de conquistar uma posição social melhor, mas isso está de acordo com Bourdieu.Pode-se chamar de processo de “Translação Global das Distâncias”. Também relata que o mathusianismo(controle da fecundidade) seria a melhor forma para as classes médias reduzir esse distanciamento entre as classes dominantes. Portanto, Bourdieu contrasta, de qualquer forma, as frações dominadas(as mais ricas em capital cultural) com as dominantes(mais ricas em capital econômico).As primeiras seriam propensas a um investimento escolar mais intenso, visando o acesso às carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino.Já as últimas tenderiam a buscar na escola, principalmente, uma certificação que legitimaria o acesso às posições de comando já garantidas pela posse de capital econômico.
Palavras Chaves: Capital.Herança Familiar. Posição Social.  

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